top of page

Comissão Científica

Estes são os estudantes e as estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC que compõem a Comissão Científica da I MEPETH (Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do PET História).

 

Allana Letticia dos Santos

Mestranda em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com intercâmbio à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) em 2017/2018. Estagiária Bolsista Arte e Cultura, desenvolvendo pesquisas e atividades no Museu de Regional de Arte -CUCA 2016-2017. Estagiária Bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) entre 2014 e 2016. Atuou como professora-estagiária de Educação Básica nas Escolas Estaduais (BA) de Feira de Santana no Ensino Fundamental II na Escola Estadual Maria Quitéria, em 2014 e no Colégio Estadual Profª Celita Franca em 2016.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6459296210284871

 

Ana Carolina Machado

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2017) e mestranda em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina, junto à linha de pesquisa Histórias Entrecruzadas de Subjetividades, Gênero e Poder. É integrante do Laboratório de História Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (LAPIS/UFSC).Tem interesses em estudos nos âmbitos da História Cultural, da História Cultural das Religiões, da História do Tempo Presente, da História Digital e da História Pública. Mais especificamente nos entrecruzamentos entre os campos da religião e da política no tempo presente, nas relações entre religião e espaço urbano, na presença da religião no espaço público e nos usos religiosos do ciberespaço. Possui experiência no ensino básico, tendo trabalhado como professora e desenvolvendo atividades no Ensino Infantil e Fundamental.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8008031923938963

 

Andreia Amorim da Silva

Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC com TCC sobre clandestinidade e gênero durante as ditaduras do Brasil e do Chile. Atualmente mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Bolsista pela CAPES. Desenvolve pesquisa sobre História da Historiografia Catarinense a partir do projeto da Enciclopédia de Santa Catarina proposta pelo intelectual Almirante Carlos da Silveira Carneira durante as décadas de 1950 a 1970.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0507980383090974

Caroline Aparecida Guebert

Doutoranda em História pela UFSC e Bolsista CAPES, atualmente integra o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI-UFSC) e é estagiária de Docência na disciplina de História Contemporânea I, no curso de Ciências Sociais (UFSC). Graduou-se Historiadora pela UEPG (2015) com láurea acadêmica, tornou-se Mestra em História pela UFPR (2018), na qual realizou Estágio Docência no curso de Bacharelado e Licenciatura em História - Disciplina de Teoria da História: escolas históricas do século XX - e foi membro-avaliadora de bancas de TCC. Ao longo da carreira, foi bolsista de Iniciação Científica, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), Bolsista de Mestrado CNPq, Professora na rede de ensino básico público de Santa Catarina, Professora voluntária no Projeto Social "Pré-Vestibular Imaculada Conceição", Professora no Curso Extensivo Pré-vestibular FAMEPLAN e Professora Conteudista do Ensino Superior EAD: Disciplinas de "Fundamentos e Metodologia de História" - Universidade do Contestado (UNC) e de "História Regional" - UNINTER.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5963282927278587

Denis Henrique Fiuza

Doutorando na área de História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de pesquisa Migrações, Espacialidades e Globalidades. Vinculado ao Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf) e Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Técnico no projeto de pesquisa José Lutzenberger: Um mediador entre o ambientalismo brasileiro e global (Déc. 1980-1990), aprovado no Edital Universal CNPq 01/2016. Mestre na área de História e Regiões pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná UNICENTRO. Graduado no curso de Licenciatura em História na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO. Bolsista de Iniciação Científica junto ao Laboratório de Historia Ambiental e Gênero - LHAG da mesma instituição.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2550960556333370

 

Gustavo Henrique Shigunov

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Foi bolsista de iniciação científica e é membro do Núcleo de Estudos de História e Cinema (NEHCINE). Atualmente, em seu projeto de mestrado, pesquisa o cinema épico/religioso hollywoodiano e suas relações políticas, culturais e sociais com a guerra fria, especialmente o período entre as décadas de 1950 e 1960. Está igualmente interessado em estudos relacionados a intelectualidade e grupos conservadores da mesma época. Têm experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: história do cinema, Segunda Guerra Mundial e história dos Estados Unidos.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9146174385739290

Gustavo Tiengo Pontes

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República com pesquisa sobre a presença da Ação Integralista Brasileira (AIB) em Florianópolis. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina onde iniciou pesquisa sobre o periódico integralista "Flamma Verde", editado em Florianópolis entre 1936 a 1938. Mestrado em Educação (linha História e Historiografia da Educação) pelo PPGE/UDESC com pesquisa sobre aspectos educacionais envolvendo a Ação Integralista Brasileira a partir do periódico "Flamma Verde" e o partido integralista em Florianópolis. Atualmente é doutorando pelo PPGH/UFSC com pesquisa sobre Campo Intelectual e produção periódica de Florianópolis no período dos anos 1930 e bolsista do CNPq.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7247042018955666

Keicy Salustiano da Silva

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Atualmente realiza estágio na Revista Esboços: histórias em contextos globais do PPGH-UFSC. Tem interesse nos temas: estudos relacionados à História da Escravidão no Brasil oitocentista; biografia e autobiografia como escrita da História; teoria da História; estudos pós-coloniais e decoloniais, feminismo negro, antirracismo; História Global.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7532494258925599

Letícia Portella Milan

Tenho Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pelotas (2018) onde desenvolvi minha dissertação intitulada "Lazer e sociabilidade da elite pelotense:os diários de Clarice Tavares Xavier". Atualmente estou no Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina onde pretendo desenvolver uma tese com a metodologia da "História das emoções" nos egodocumentos de uma romancista norte-americana chamada Sylvia Plath.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0127068165637499

Luciana Paula Bonetti Silva

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde se dedica à pesquisa "A radiodifusão e as relações entre público e privado no Brasil: da criação ao desmonte da EBC (2007 a 2018)". Mestra e graduada em Jornalismo (UFSC). Licenciada e bacharela em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde 2012, investiga a Radiodifusão Pública no país, tendo como objeto empírico de estudo o programa A Voz do Brasil. É integrante do Grupo de Estudos História Social, Cultura e Política nas relações Interamericanas e do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA). Atualmente, é bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (FAPEU), onde atua no desenvolvimento do material paradidático de Educação para o Trânsito - Programa Conexão DNIT -, desenvolvido pelo Núcleo de Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans/UFSC).

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3101001008259314

Paloma Natalia Riquetta Nervi

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e mestranda pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura. Atualmente desenvolve pesquisas na área de História do Brasil Colonial.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5065515832891082

Comissão organizadora

Estas são as estudantes de graduação em História na UFSC que organizaram a I MEPETH (Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do PET História) sob a tutoria do professor Tiago Kramer de Oliveira.

 

Ana Luiza Goularti Brunél

Estudante da sétima de fase do curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em História desde março de 2018.

Gabriela Araldi

Estudante da quinta de fase do curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em História desde maio de 2019.

 

Kassia Rossi

Estudante da sétima fase do curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em História desde junho de 2018.

Tiago Kramer de Oliveira

Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) em História.

bottom of page